Ao falar-se de serotonina, trata-se de um neurotransmissor relacionadocom o humor, sono, apetite, entre outros sistemas importantes do corpo. Existemdiversas técnicas, especialmente ligadas a exercícios capazes de auxiliar noaumento da serotonina, porém, isso também pode suceder pela alimentação.
Afinal, naturalmente, os alimentos influenciam na nossa saúde, não só corporal,como também mental. Veja a seguir 10 alimentos que aumentam a serotonina: Leite Fontes como o leite, acabam sendo realmente benéficas paraquem quer promover o bem-estar, além de cuidar da saúde, já que o leite é ricoem cálcio. Ainda mais, é uma importante fonte de triptofano, que é umaminoácido que atua como precursor da serotonina, porém, a dieta deve ter equilíbrio,já que a disposição de serotonina para o cérebro, depende também do quanto decarboidrato que alimentação contém. Banana Uma das notórias vantagens do consumo da banana, é orelaxamento promovido até mesmo nos músculos, além de ter potássio etriptofano, essenciais para estimular processos celulares, a produção deserotonina e contribuir também com uma qualidade melhor ao dormir. Aveia Rica em triptofano, a aveia torna-se uma recomendação comumao se tratar do aumento de serotonina. Isso se dá pelo fato de que além decontribuir com o bem-estar, também ajuda na qualidade da digestão e do sono. Chocolate amargo É difícil encontrar pessoas que não apreciem um bomchocolate.
É importante saber que o carboidrato e triptofano, podem serencontrados no cacau e são capazes de estimular a produção de serotonina, porisso que o meio amargo é uma boa aposta, já que contém um teor de cacau bemmaior. Além de ser mais benéfico para a saúde do que o ao leite e o branco. Abacate O abacate é uma ótima opção para garantir seu bem-estar,pois além de contribuir com o aumento da serotonina, também é rico em potássio,gordura boa e proteínas que juntos ajudam o funcionamento do organismo. Podeaté ser combinado com outros alimentos, como frutas e a linhaça. Peixes Tanto os peixes, como diversos tipos de frutos do mar, sãoricos em nutrientes que ajudam significativamente na atividade cerebral e nobom humor, por exemplo, o triptofano, o ômega-3, a vitamina B12 e o selênio,que juntos contribuem não só com o bem-estar, mas com o organismo por completo.Nozes As nozes, assim como outras oleaginosas, contam com quantidadesnotáveis de triptofano, mas os pontos positivos não param por aí.
Esse alimentotambém auxilia no equilíbrio dos níveis de colesterol no sangue econsequentemente, com o sistema cardiovascular, mas assim como outrosalimentos, devem ser consumidas moderadamente. Lentilha A lentilha não é apenas uma boa fonte de triptofano, comotambém ajuda a controlar o nível de glicose no sangue e tem um alto nível decálcio. Sendo assim, seus nutrientes contribuem com o fortalecimento dos ossose com uma maior sensação de satisfação.Espinafre Folhas escuras como o espinafre e a couve podem ser muitobenéficas para o organismo. Nesse caso, o ácido fólico e a vitamina B presentesno espinafre, atuam no sistema nervoso, contribuindo com a produção de serotoninae como consequência promovendo o bem-estar.Mel O melhor dessa dica é que o mel pode ser adicionado em diversospratos e até mesmo nos chás! Trata-se de uma maneira de promover seu bem-estarde uma forma muito saborosa, porque o mel além de contribuir com um melhorfuncionamento intestinal, também estimula a disposição e a produção deserotonina, pela rica presença em triptofano em sua composição. Assim como todosos alimentos dessa lista, deve ser consumido de maneira equilibrada, para que oseu organismo seja beneficiado ao mesmo tempo em que ocorre um maior estímuloda produção de serotonina.